Sobre

Auto-retrato, 1972                por edi cavalcante

” Se você se lembra de qualquer coisa que tenha acontecido nos anos 60, você realmente não esteve lá”. Paul Kantner, guitarrista, co-fundador do Jefferson Airplane (banda de rock psicodélico, fundada em San Francisco, CAL. em 1965)

edi-foto-mario-2 foto Mário Daloia Neto – 30.01.09

Meu nome é Edi Cavalcante (em minhas obras assino nome de batismo, Edilson Cavalcante), sou artista visual e escrevo sobre os anos 60 porque tenho paixão por esse tempo de grandes transformações e reinvenções.  Não quero dizer que foi melhor ou pior que outros tempos. Esse blog trata da intenção de colocar lado a lado os eventos e todos os movimentos que revolucionaram as idéias e comportamentos da sociedade, e que ficaram conhecidos como Contracultura.

OBRAS E EXPOSIÇÕES

A seguir vídeo da exposição “Blind Faith”, de Edi Cavalcante e Maria Clara Fernandes, na Stratus Art e Design, São Paulo, em outubro de 1994, com participação especial de Malu Bailo. Essa exposição foi inspirada na capa que o fotógrafo Bob Seidemann criou e fotografou para o disco “Blind Faith”, lançado em 1969,  banda formada por Eric Clapton e Steve Winwood e contava com Ginger Baker e Ric Grech. A capa causou polêmica porque tem uma menina de 11 anos (a idéia inicial era para ser uma garota de 14 anos) de busto nu segurando uma escultura prateada em forma de bólido que sugere imagem fálica, do joalheiro e escultor Mick Milligan, inspirada no avião do capô do Oldsmobile 1956.

olds56-1

Essa capa (e algumas outras) faz parte da mitologia (moderna) nos anos 60, e parte da minha arqueologia sentimental. A exposição foi uma oportunidade de colocar algumas idéias em ação, com a preciosa parceria de minha amiga e artista plástica Maria Clara Fernandes. Preciso esclarecer que cometo uma injustiça com Bob Seidemann porque no vídeo cito Martin Sharp como autor da capa. Martin era amigo pessoal de Clapton e participou de outros projetos, mas não do Blind Faith.

Ficha técnica do vídeo :

Produção TNT – Edição atual : Antonio Diederichsen – Suporte técnico e simpatia : Ani Cires

 

blind-faith-menor2

21 Respostas to “Sobre”

  1. Edi Cavalcante Says:

    Caros amigos e amigas, gostaria que deixassem um comentário após ler os textos do blog.
    e.

  2. Pla, parabens pelo blog! sensacional! Coloquei nos sites indicados no meu blog…

    Abraços

    Ugo

    http://www.colunabluesrock.blogspot.com

    • Sr. Edi Cavalcante,
      adorei seu artigo sobre os anos 60 / Hippies,
      tenho procurado mensagens/frases positivistas daquela época,
      mas não encontro nada, claro encontrei artigos, musicas com fotos daquele tempo, mas nada de frases ou mensagens. Se tiver algo e puder me mandar, ou se puder me indicar onde encontrar, ficarei muito grata.
      Obrigada.

  3. claudia troncon Says:

    desde sempre adorei teu interesse pelo novo,revolucionario, instigante
    amigos pertencentes a esta epoca passada e sempre presente em nossos encontros , estou adorando e aprendendo , parabens , mais
    super beijo claudia

  4. Oi Edi!

    Faço faculdade de jornalismo e no momento estamos fazendo um documentário sobre a década de 60. Gostaríamos de poder conversar com você, um ótimo exemplo sobre aquela época.

    Por favor, entre em contato. Adoraríamos ter seus depoimentos no documentário.

    Aguardo e agradeço,
    Ana Thais

  5. tatimellodias Says:

    Oi, parabéns pelo blog. Republiquei um post seu no psicodeliabrasileira.wordpress.com, devidamente creditado. Tem tudo a ver com nossas pesquisas…

  6. sirlene Says:

    simplismente adoravel……………………………
    beijos

  7. querido
    saudades de nós que passamos pelo tempo
    como o pensamento representado pelo nosso avião
    causamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    e assim continuamos
    sempre é bom trabalhar com vc e com a malu foi 1 prazer
    bjs
    clareta

  8. Oi, Edi.

    Parabéns pelo blog ! Adorei a sua idéia de escrever sobre anos 60.

    Um beijo

  9. Tania e Vera Says:

    Edi, adoramos querido!!!!
    aquela exposição foi tudo!
    Bjs

  10. juno mary salles Says:

    ei edi tudo bem ? abraços Juno
    Feliz pascoaaaaaaaaaaaaaa

  11. edi tenho um amigo pintor para te aprensentar. O nome dele é Edu Cardin, um pintor de muita referencia, vc vai gostar de conhecer. ele já expos aqui no rio e ama o que faz. bjos Juno.
    meu msn é marysimonin@hotmail.com. saudades das nossas conversas

  12. julia margarido Says:

    oi querido, sou péssima de internet!! faz horas que procuro um jeito de te deixar meu endereço. Gostei demais de te reencontrar. Beijos Juju

    PS) espero que chegue!!

  13. Cleide Munroe Says:

    Hey primo!!!!

    Congratulations!!!
    Adorei seu blog!!! Concerteza estarei promovendo este seu blog around the World para family and friends…

    Muitas memories…..principalmente com a reportagem que voce fez com os Beatles…..maravilhosa.

    Thanks por ter ido ao casamento de nossa filha Denise, foi bom demais ver voce la.

    Bjs.
    Cleide and Murdock

  14. Carol Says:

    Olá Edi,
    Estou escrevendo minha monografia sobre a influencia da guerra fria na construção de nacionalidade via musica no brasil e na argentina. gostaria de saber se poderiamos conversar sobre o assunto pois gostei do seu post guerra fria e a bossa nova.

    Atenciosamente,

    Carolina

  15. Salve, Edi,
    Já nos falamos há algum tempo. No meu blog (www.blogdodelmanto.blogspot.com) postei um texto (Chega de Saudades…), onde coloco um link para seu artigo sobre o mesmo tema + Beatles. Grande abraço,
    Delmanto.

  16. Olá Sr Edi Cavalcante!
    Hoje comecei a pesquisar por acaso seu blog através de um redirecionamento clássico do Google enquanto pesquisava algo sobre a morte do co-fundador dos Stones Brian Jones. Então fui me entretendo cada vez mais com suas matérias e abordagens sobres diversos assuntos super interessantes relacionadas aos anos 60,ao rock em geral e toda a parte cultural que vale à pena sempre estar pesquisando sobre,ou relembrando. Enfim…entrei pra ler sobre um artigo específico,e ao final,devo-lhe dizer que já tem cerca de cinco horas que estou neste blog e não consigo sair. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho aqui realizado, com ótimos assuntos,abordagens de temas curiosos e inesquecíveis à qualquer pessoa que se interesse por um mínimo de cultura útil e fatos relevantes da história “cult”mundial. São fatos que pertencem à uma época não muito distante,e embora já seja parte de um passado,mas que permanece extremamente atual em nossas memórias sem dúvida. Parabéns pelo Blog!! Serei uma frequentadora assídua a partir de agora!
    Vivian

  17. Por Nada,Edi! E obrigada por responder meu comentário.
    Por acaso, hoje entrei novamente pra reler sobre a triste e trágica morte da Sharon Tate por membros da lunática seita de Charles Manson, já que exatamente hoje está completando 43 anos de sua morte.Eu inclusive, deixei também um comentário lá.
    Um abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: