The Beatles, Please Please Me, Primeiras Impressões

The Beatles, Q Magazine

Capa da Q Magazine que chegará às bancas em 26.03.13, homenagem aos 50 anos de lançamento do 1º LP dos Beatles, Please Please Me, em 22.03.1963

Love Me Do foi o primeiro single dos Beatles (na Inglaterra), mas não foi a primeira canção que ouvi da banda. Fiquei sabendo da existência dos Beatles aos 16 anos, em 1963, numa tarde ensolarada em que descia a pé a R. Augusta (São Paulo) e parei em frente à Hi-Fi – loja de discos dos irmãos Hélcio e Celso Serrano – que era o ponto mais quente da cidade para se conhecer os lançamentos mais recentes do rock.  Na vitrine de vidro havia uma foto pequena, recortada de algum jornal, que mostrava uma multidão de garotas correndo atrás de uns garotos, e o texto dizia que elas comiam a grama por onde os meninos passavam. Perguntei pro Hélcio – lembro bem que era ele que estava lá – o que era aquilo e se ele já tinha algum disco dessa banda. Ele me prometeu que em alguns dias já teria um compacto na loja.  Era o compacto simples Please Please Me/From Me To You (Odeon, dezembro, 1963). Essa música me causou curiosidade, fiquei um tanto intrigado, porque era diferente e não se encaixava no contexto de então. Eu lia o nome dos compositores e ficava sabendo que eram eles mesmos, aqueles tais de Lennon-McCartney, os mesmos que formavam a banda. Estava claro que tinha uma sonoridade peculiar. A partir daí tudo começou a mudar. Mas foi I Want to Hold Your Hand que me atingiu como um raio quando a ouvi pela primeira vez tocando no rádio enquanto me preparava para ir para o colégio. Amor à primeira vista. Primeira grande paixão, que se mantém até hoje.

The Beatles Please Please Me cover

Capa do LP Please Please Me, foto de Angus McBean, no balcão da escadaria da EMI

Esse LP de estréia consta no Top 39º entre os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos, da Rolling Stone Magazine. Não saiu aqui no Brasil, e as músicas foram distribuídas entre outros lançamentos. I Saw Her Standing There (Top 130 na lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos, da Rolling Stone) saiu no Beatlemania, o primeiro álbum lançado aqui no Brasil (1964). Please Please Me (Top 184 da mesma lista), Do You Want to Know a Secret e as covers Boys (Dixon/Farrell), Anna (Go to Him – Arthur Alexander), e a deliciosa Baby It’s You (David/Williams/Bacharach), saíram no The Beatles Again, o 2º álbum lançado aqui.

Love Me Do / P.S. I Love You, vieram no EP de 1964. Twist and Shout, Do You Want to Know a Secret, A Taste of Honey (Scott/Marlow) e There’s a Place, foram lançadas em EP, também em 1964. Chains (Goffin/King), Misery e Ask Me Why, não tenho certeza de que tenham saído aqui, a não ser em coletâneas.

Iniciou-se uma febre sem precedentes que teve como primeiro impacto a British Invasion aos EUA, liderada por eles, a partir de janeiro de 1964. A partir de então, seus discos eram esperados ansiosamente e cada lançamento gerava a surpresa de ser diferente, de trazer uma experiência nova e causar curiosidade pela incógnita de como seria o próximo disco. Então é importante lembrar que o lançamento desse primeiro álbum tem importância histórica porque é um grande clássico e um divisor de águas na cultura, no comportamento contemporâneo e principalmente na música. Os Beatles, em um curto espaço de tempo,  foram e continuam a ser “a maior e mais influente banda da Era do Rock e introduziram mais inovações do que qualquer outra banda de rock do século 20”, Richie Unterberger, in All Music.

Aí vai o 1º Top 1 Hit :

Uma resposta to “The Beatles, Please Please Me, Primeiras Impressões”

  1. Bela Historia…
    Sobretudo pela loja de discos Hi Fi…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: