Mortes Trágicas no Universo Rock – Janis Joplin

jmp0023-fp Janis em foto de Wolfangs Vault

A garrafinha na mão é de Southern Comfort. Como ela vivia andando com essa bebida, resolveu ir à companhia fabricante e exigiu que a pagassem pela divulgação. Os fabricantes hesitaram, então o escritório da empresa foi invadido com recortes de jornal com a imagem de Janis segurando a bebida. Com isso, eles resolveram que ela merecia sim algo em troca, e lhe ofereceram presentes de cerca de US$ 2.500 à época.

Janis Lynn Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943 em Port Arthur, Texas, USA.

janis-crianca

Começou a cantar blues e folks quando estava na Universidade do Texas, em Austin. Não era bonita e isso lhe trouxe muitos problemas em sua vida. Foi eleita o homem mais feio do campus. Com isso, saiu fora e passou 2 anos viajando, cantando e se drogando. Ela gravitava do folk ao jazz, passando pelo blues, especialmente Bessie Smith, em quem se espelhava em seu início. Mas foi assistindo ao show do Otis Redding no Fillmore, de Bill Grahan, em 1966, que houve a virada que definiu o seu estilo. Antes, por volta de 1963 esteve na Califórnia já ensaiando uma carreira como cantora. Porém, o excesso de álcool fez com que retornasse a Austin para se recuperar. Sua voz e forma peculiar de cantar seus rocks e blues a tornaria conhecida como uma cantora branca de alma negra. Sua figura se mistura com o nascimento do Movimento Hippie – ela era uma psicodélica ambulante – a partir do momento em que volta para San Fran, chamada por Chet Helms, dono do salão Avalon, para cantar com a banda da casa, o Big Brother Holding Company, com quem gravaria depois o Cheap Thrills.

janis-fashion

Explodiu no Festival Pop de Monterey, 1967, em pleno Verão do Amor, e no Festival de Woodstock, em 1969. Veio ao Brasil em fevereiro de 1970, para o Rio. Ficou hospedada no Copacabana Palace, de onde foi expulsa por nadar nua na piscina. Também quase foi presa por “atentado ao pudor” na praia de Copacabana. Ela estava aqui para se divertir ( e também para se afastar da heroína) e girava numa voltagem para além, muito além da falsa moralidade. Eu li uma vez numa coluna do Arnaldo Jabor, acho que na Folha, que ele estava com amigos no Varanda (bar de Salvador) e Janis – ela foi para a Bahia de carona com um amigo que tinha uma motocicleta – chega à sua mesa, completamente chapada, e pergunta : “Where can we have some fun around here ?” (algo como, onde podemos nos divertir por aqui ?). Como nada do que sugeriu a agradasse, levou-a a um puteiro, e parece que ela se divertiu muito, porque segundo ele, ela estava caindo de porre e ficava cantando pontos de candomblé com alguma puta do pedaço.

janis-carO Porsche psicodélico de Janis

Em 3 de outubro de 1970, Janis foi com Nick Gravenite, na audição do take instrumental de “Buried Alive in The Blues”, que gravaria no dia seguinte. Ouça a canção apenas no instrumental:

Foi encontrada morta em 4 de outubro de 1970 em Los Angeles, Califórnia, de overdose de heroína em seu quarto no Landmark Hotel. Foi cremada em Westwood, Cal, e suas cinzas lançadas sobre o Pacífico. Seis meses depois saiu o disco póstumo “Pearl”, com sua nova banda Kozmic Blues. Certamente Janis viveu intensamente. De tudo o que ela disse, o que ficou mais comentado após sua morte foi : “Puxa, prefiro ter dez anos de ultra-super-máximo do que viver até os setenta sentada numa cadeira de balanço, vendo televisão”.

12 Respostas to “Mortes Trágicas no Universo Rock – Janis Joplin”

  1. Indiquei o BLOG ao Prêmio Selo Dardos de Reconhecimento.

    Maiores informações:

    http://colunabluesrock.blogspot.com/2009/02/premio-selo-dardos-de-reconhecimento.html

    Parabéns! Continue o excelente trabalho.

    Ugo Medeiros

  2. janis Says:

    ……era a amy winehouse da época…rs! Mais ainda acho que ela era mais maluca que a amy!

  3. afonso Says:

    comparar a janis com a amy é um insulto para a primeira

  4. Daniel Says:

    putz kra não tem nem logica compra a Janis Joplin com Amy não isso chega a ser uma ofensa

  5. Rogerio Joplin Seixas Says:

    Essa cantora É A DEUSA DO ROCK MUNDIAL,a boca suja deste fã da Xuxa´,é´brincadeira.

  6. Barbara Says:

    Compara Janis com Amy chega a ser ofença!!!! Ela era tudo de bom!! E não sei daonde tiraram a idéia de que ela era gordinha e feia…uma das mulheres mais lindas que já vi na minha vida. E ela quase foi presa em Copacabana por estar fazendo top less, em 1970!!!!!!!

    Eu amo ela!!!

  7. Jair Says:

    Ofensa é escrever ofensa com cedilha!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu admiro ambas, gosto do rock and roll de ambas, mas prefiro a Janis… não vejo ofensa na comparação.

  8. Yasmim-Deschain Says:

    Janis foi fantástica

  9. lucas Says:

    ela era de mais eu fiqei fã

  10. ROGÉRIO M. TRIZZINI Says:

    orkut = ROGÉRIO M. TRIZZINI

    OI PESSOAL

    DEVO DIZER Q JANIS CANTAVA MUITO …. E POSSO LHES AFIRMAR Q SOU UM DOS MAIORES FÃS DELA …..

    E TANTO, QUE FAÇO UM DESAFIO: CANTO JANIS JOPLIN AONDE FOR, CONTRA QUEM FOR ….. DESBANCO ATRIZ DA GLOBO, E DIGO MAIS …. SE ALGUÉM QUISER REALMENTE COMPROVAR, DEIXE TESTIMONIAL NO MEU ORKUT .

    SOU O CARA QUE MELHOR CANTA JANIS JOPLIN, ACREDITO Q NO MUNDO ….

    DESAFIA PRÁ VER.
    BYE AND KISSES
    LOVE, ROGER

  11. guilermo Says:

    uuuu janis……………………………………….. im cry, baby…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: