Mortes Trágicas no Universo Rock – Jimi Hendrix

por edi cavalcante

jimi_hendrix_sm

“Todos nós viemos de um escravo, cantando no campo, em algum lugar”. Lenny Kravitz, 1995

Jimi Hendrix nasceu às 10:30 h da manhã de 27 de novembro de 1942 em Seattle, USA.  Considerado até hoje o guitarrista nº 1 da história do rock, só se consagrou quando mudou para Londres, levado por Chas Chandler, ex- Animals, que já trabalhava como empresário. Muito de suas performances vem do seu interesse por cultos africanos, depois que conheceu o baterista Kwasi Dzidzornu, mais conhecido como Rocki. Suas distorções sonoras, os sons alucinantes que conseguia produzir, e o ápice ritualístico quando tocava fogo em sua guitarra, subvertia a ordem das prioridades no rock, colocando o som da guitarra à frente das letras das canções. Passou por todos os gêneros musicais associados ao rock : Blues Rock, Hard Rock, Acid Rock, Rock Psicodélico, Rock Experimental.

 jimi_hendrix_biography-fogo

Sua última apresentação foi no Festival da Ilha de Wight, Inglaterra, com sua nova formação Band of Gypsys, em agosto de 1970. Em 18 de setembro de 1970, foi encontrado agonizante em seu quarto de hotel em Londres, por sua namorada alemã Monika Danneman. Foi levado de ambulância para o St. Mary’s Abbot Hospital, mas já chegou sem vida. O laudo médico oficial diz que foi vítima do próprio vômito e de uso de barbitúricos. Poucos dias antes de sua morte, em entrevista à Melody Maker (publicação musical de Londres), disse : “Tenho pensado sobre o futuro. Esta era de música deflagrada pelos Beatles está terminando. Alguma coisa nova virá e Jimi Hendrix estará lá”. Uma pessoa que diz isso não pode estar pensando em se matar. Morreu aos 27 anos, assim como Janis Joplin, Brian Jones, Jim Morrison e …Robert Johnson. E ainda o famoso J em todos os nomes.

 hendrix-grave

v. “Excuse me while I kiss the Sky : The Life of Jimi Hendrix”, David Henderson, International Music Publication, 1990. “Jimi Hendrix – A Dramática História de uma Lenda do Rock”, Sharon Lawrence, Jorge Zahar Editor. www.minerva.ufpel.edu.br/~castro/hendrix.htm e www.mortesubita.org (O Blues, o Rock e o Diabo, por Marcio Ribeiro)

5 Respostas to “Mortes Trágicas no Universo Rock – Jimi Hendrix”

  1. Prapat Says:

    Ansioso de ver sobre o Jim Morrison, o xamã exagerado
    ta muito bom o blog!

  2. Virginia Lemos Says:

    Adoreiiiiiii

  3. Kelly Cristina Says:

    Eu não acredito em coincidências…

    “Morreu aos 27 anos, assim como Janis Joplin, Brian Jones, Jim Morrison e …Robert Johnson. E ainda o famoso J em todos os nomes.”

  4. Ana Rosa Says:

    quem v a foto dele colocando fogo na guitarra nem pensa que ele é todo zem (paz e amor)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: