Direitos Civis nos EUA – Black Panthers

Os Revolucionários dos Direitos Civis nos EUA –  Black Panther – Os Panteras Negras

60, Black Panthers 2

Esse movimento nasceu como um partido negro revolucionário dos EUA em Oakland, CAL, em 1966, fundado por Huey Newton e Bobby Seale.

Bobby Seale

Foi criado especificamente para a formação de milícias para defenderem os guetos onde viviam os negros, da violência de policiais racistas, na Califórnia, Nova York e Chicago. Defendiam a liberação do uso de armas para os negros, isenção de impostos e compensação financeira da “América Branca”, por séculos de exploração. Suas ações foram se radicalizando, até perderem o apoio da opinião pública dos próprios negros, o que os deixou debilitados politicamente. A partir dos 70, mudaram de estratégia, passando a atender as comunidades negras com serviços sociais.

60, Black Panthers

As pessoas não sabiam que o governo (Richard Nixon, republicano), tentava desmantelar o Black Panther Party disseminando drogas, desviando a atenção para os políticos e desmoralizando os negros. Mais de 80.000 soldados norte-americanos tornaram-se dependentes de heroína por volta de 1971.

No auge do movimento, chegou a ter 2000 membros. Sobreviveu até 1986. Um de seus lemas era : “Nós acreditamos que o povo negro não estará livre enquanto não formos capazes de determinar nosso próprio destino”.

3 Respostas to “Direitos Civis nos EUA – Black Panthers”

  1. Dielly Says:

    Bom por ser um movimento que dentro de si proprio tinha um certo preconceito racial mas em favor dos negros, assumiu uma posição ilegal na sociedade.
    Teve que tomar medidas novas, só depois de perda de apoio pois ele tinham que pregar a IGUALDADE entre raças e pelo contrario apenas fizeram o mesmo que até intão faziam a eles.
    Defenter os negros SIM, com o moral de afirmar “fizemos mudar, mas não com iguinorancia de retribuir a desigualdade”…
    Mas como todao bom movimento tomou redias do bem e voltou pra os guetos com uma voltadede ajudar com eduaçao,um povo que apenas precisava de um pouco de ajuda social….
    Tái !!!!!! SOCIEDADE E FRANTERNIDADE ENTRE RAÇAS!!!!!

  2. Acredito que apesar das falhas do movimento,a organização conseguiu bastante visibilidade,chamando a atenção da sociedade através de suas reivindicações,ainda que absurdas,como o não pagamento de impostos.Nenhum governo aceitaria.Faço um paralelo com o negro brrasileiro,que tem menos disposição para a luta,pois o brasileiro em geral é mais acostumado a lutar contra seu proximo ao invés de brigar com os facínoras que tratam tão mal o país.Um exemplo é o caso do dentista que foi assassinado pela polícia,que teve auxilio de outro negro para a identificação.O negro brasileiro tem um grande percurso a percorrer.Se faz necessária uma identidade negra mais forte do que a existente hoje,apresentada apenas atrvés de músicos ou artistas.Quando tivermos mais negros médicos,engenheiros e outras profissões de destaque,aí o racismo realmente aparecerá,e aí sim teremos que saber lutar.

    • nossa Patricia você disse tudo,o povo negro não eh unido
      em primeiro lugar a primeira coisa que ele faz é se declarar moreno ou pardo
      e mais quando consegue alcançar um status ele tenta esnobar a sua própria raça

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: